Urbanismo Sustentável

Pensar em sustentabilidade é pensar em integração. A convivência harmoniosa entre os homens, assim como a relação positiva do homem com a natureza são as bases para o desenvolvimento de boas práticas em sustentabilidade social e ambiental. O setor da construção civil absorveu esse conceito, criando um novo termo: o urbanismo sustentável.

Palmas do Arvoredo utiliza essa teoria para aplicá-la em soluções práticas, que articulam conhecimentos em ecologia, hidrologia, geologia, urbanismo, saneamento ambiental e planejamento urbano. Acompanhe abaixo as atitudes integradas que fazem de Palmas do Arvoredo referência em iniciativas sustentáveis

Palmas do Arvoredo foi projetado para aproveitar ao máximo as belezas naturais de Governador Celso Ramos, através da conservação de seus recursos hídricos, do solo e da cobertura vegetal.

São 23.704,68m² de Áreas de Preservação Permanente, o equivalente a três estádios de futebol. O destaque é a APP que fica de frente para a praia, com 50 metros de extensão preservados de vegetação praieira.

Além das APPs, Palmas do Arvoredo mantém uma extensa área verde preservada de mata nativa, com fauna e flora originais. São 95.797,25m2 distribuídos em oito áreas espalhadas pelo loteamento e também nas faixas de proteção dos canais.

Um grande jardim percorre os dois lados do canal ao longo da principal via de acesso do loteamento. Nesta mesma avenida, foi plantada uma grande quantidade de espécies vegetais, um recanto para aves como corujas tocadeiras, quero-queros e pica-paus.

A Associação dos Moradores de Palmas do Arvoredo (AMOPA), com o apoio da PALMAR Empreendimentos Imobiliários, construiu e mantém um viveiro de mudas para o cultivo de plantas nativas ornamentais e árvores frutíferas.

A ação é importante, pois além de promover a proliferação de espécies da região, atrai pássaros, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema local. O viveiro abriga exemplares diversos, como palmeiras, pitangueiras, araçás, ipês amarelos e landins.

As vias principais e secundárias de Palmas do Arvoredo contribuem para o fluxo eficiente de carros e segurança dos pedestres, tanto para o deslocamento interno, quanto para o acesso à praia. O loteamento conta com três avenidas principais com 32 metros de largura, arborizadas e com amplo estacionamento para veículos.

As amendoeiras que ladeiam as passagens de pedestres são um convite às caminhadas. A opção por cobrir parte das calçadas com grama facilita o escoamento da água, o que garante a permeabilidade eficiente do solo.

Veja mais informações sobre a malha viária do loteamento aqui